sábado, 31 de maio de 2008

O chororô do “Animal”!

Olá caros amigos, colegas e curiosos! Alô você gente boa!


Estou estreando esse blog, e espero muito, que todos gostem e troquem muitas idéias comigo. Sintam-se à vontade para criticar, elogiar ou apenas deixar seus comentários.

Andei pensando em qual seria o primeiro assunto que abordaria aqui, eram muitos, e fiquei na dúvida por alguns dias. Então, acabei indo por onde mais gosto. Futebol! E não posso deixar de falar do “ataque de puberdade” do Edmundo.

Na partida de quarta-feira, pela semifinal da Copa do Brasil contra o Sport, o atacante vascaíno, foi do céu ao inferno em menos de 20 minutos. Marcou o gol salvador, aos 45 minutos do segundo tempo, o que levou a partida para os pênaltis. Edmundo cobrou o primeiro da seqüência de cobranças obrigatórias; São Januário estava lotado e a torcida aguardava apreensiva, pois sabia do histórico de pênaltis decisivos desperdiçados pelo jogador.
Eu assistia pela televisão, e mesmo antes dele bater, eu acreditava estar revendo as cobranças decisivas que ele já havia perdido. Não me acho vidente, pois alguns comentaristas de futebol acreditam ser, mas acho que além de mim, muitos tenham tido a mesma sensação, principalmente a torcida do Vasco.

A cena se repetiu! Edmundo foi para a bola e chutou longe, por cima da meta do goleiro Magrão, o mesmo que levou o milésimo gol do Baixinho, na mesma trave, e também de pênalti. O atacante levou as mãos à cabeça, desesperado, o silêncio foi ensurdecedor. Em minha sala, ouvia uma salva de fogos, provavelmente de torcedores Rubro-Negros. Confesso que minha reação foi de lamento. Todos os outros jogadores bateram e converteram, o Sport se classificou para a final.

No início da noite da quinta-feira, Edmundo chegou a São Januário claramente abalado, com a cabeça raspada, e comunicou aos jornalistas que estava indo a sala do presidente do Vasco, Eurico Miranda, anunciar sua aposentadoria.

Galera, o Edmundo é um dos melhores atacantes que tive a oportunidade de assistir jogar(entre os brasileiros), só fica atrás do Ronaldo Fenômeno e do Baixinho, que é o Rei da grande área. Ele me proporcionou, uma das maiores exibições de futebol arte que tiver oportunidade de ver nos meus 25 anos de vida. Foi no Brasileirão de 1997, Vasco 4 x 1 Flamengo, e tinha tudo para ser um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Mas com atitudes como essa de quinta-feira, e atacante foi perdendo expressão para o mundo do futebol.

Sempre que era desacreditado demonstrava força para voltar, e mais uma vez estava fazendo isso. Desde sua volta por cima no Figueirense, em 2005, o atacante demonstrava maturidade não vista antes. Após a ultima quinta, fico na dúvida se o Edmundo instável, inconseqüente, que age como um adolescente quando está sobre pressão, nunca foi embora. Como pode o ídolo de uma torcida, abandoná-la? Como pode um profissional, com seu contrato a cumprir, dizer que vai abandonar o futebol e quebrar um compromisso?

Acredito que este Edmundo que está agora no Vasco, perdeu a cabeça mais uma vez e a noção de profissionalismo. Além disso, e principalmente, a noção de que um ídolo não abandona seus fãs de cabeça baixa, não se esconde nos momentos difíceis. Apoiei a atitude do Presidente, Eurico Miranda, em não permitir que o Edmundo se aposentasse. Essa foi uma das poucas atitudes dele que foi possível concordar.

Continuo torcendo para que o “Animal” faça valer seu apelido, dentro de campo, e deixe os gramados com a cabeça erguida, como ídolo que ele é. Não como o vilão de uma torcida.

7 comentários:

Anônimo disse...

Com certeza um dos maiores atacantes que eu vi jogar, porém, o destempero, a falta de profissionalismo, os inúmeros defeitos do " Animal ", ofuscaram o brilho de sua carreira. Uma pena!

A mesma personalidade forte dele e de grandes craques que faz decidir, brilhar, faz perder, chorar. Infelizmente no caso do "animal", mais pra menos do que pra mais.

Boa Sorte mlk.
Aquele abraço

Léo Brito

Unknown disse...

Belo texto fera!!! o Edmundo realmente foi um dos grandes jogadores q tive a oportunidade de assistir, mas se esconde cada vez mais nos momentos decisivos. Ainda bem q os idolos do Flamengo não se escondem nesses momentos. Na verdade no Flamengo ninguem se esconde. O FLAMENGO ENGOLE AQUELES QUE NÃO MOSTRAM PQ ESTÃO VESTINDO O MANTO!!!

Anônimo disse...

Bem,Primeiramente quero parabeniza-lo
pois o texto,além de está muito bom,está totalmente imparcial,algo dificil de se ler qdo escrito por um rubro negro.rs

Felipe,concordo q a atitude do edmundo me surpreendeu,mas ao mesmo tempo nem tanto,me surpreendeu pelo fato de acreditar q a sua maturidade já estivesse "amadurecida",mas todos nós sabemos q as pessoas mudam,mas sua essência continua...

e o Edmundo foi,é, e sempre será um homem imaturo,desequilibrado,inconstante e passsional

e tb será um dos últimos ou até o último jogador q realmente é ídolo de uma torcida,q ama o q faz e a instituição a q faz,e sempre será instrumento de inveja de adversários e rivais.

Obs: Não temos culpa se o ídolo de nosso clube é temperamental!rsrs

Felipe,Parabéns!

Boa Sorte na sua caminhada.

Anônimo disse...

texto muito bem escrito.
mas por favor, aborda outro assunto sem ser soh futebol, ok?! hehe
terei moh prazer em visitar seu blog.

bjsss

Nanda Belém disse...

Que ótimo texto!!!!!!! Eu também concordei (e isso é muito raro de acontecer) com o Eurico! Edmundo ainda tem muito futebol para mostrar e muitas alegrias para dar!!!!!

Se Edmundo sair... praticamente acaba a geração de idolos dignos de levarem esse título. Ele é ídolo da torcida do Vasco e até de torcedores de outros times.

Tá certo que ele deve estar meio cansado... e deve doer para um jogador excelente como ele perder um pênalti, na decisão... mas... enfim... isso pode acontecer com todo grande craque... (vide Cristiano Ronaldo na final da UEFA Champions League)

Mas quero ver muito mais de Edmundo em campo... e muito mais textos no seu blog! Você tem talento, menino!!!!

:D

Beijosss

Anônimo disse...

Parabéns Felipe , o blog ficou
maneiro !

Concordo totalmente com o seu texto , tem que adimitir que o cara foi um craque e merece deixar os gramados de cabeça erguida !

Aí amanhã rola o segundo jogo da final do campeonato brasileiro de basquete , Flamengo (em busca de seu primeiro titulo nacional) vs Brasilia (que defende o titulo que conquistou ano passado). Acompanha o jogo que tu vai ver o poder da torcida do flamengo em esportes sem ser o futebol , daria uma boa matéria aqui no seu blog , rs !

Abraços !

Wanessa Andrade disse...

Amigo, arrasou nos textos hein!? Você nasceu pra isso, não tem jeito!
Te desejo tudo de bom e muito sucesso!

Beijão