quarta-feira, 4 de junho de 2008

Amy Winehouse, uma estrela "auto-destrutiva"

Recomendo a todos ouvir: Back to Black, álbum lançado em 2006.


Amy é, sem dúvida, a melhor voz da cena pop dos últimos tempos. A cantora, de 24 anos, nasceu e foi criada nos subúrbios de Londres (Inglaterra), em uma família judaica, com tradição musical ligada ao jazz. Por volta dos 10 anos, fundou uma banda amadora de rap chamada "Sweet 'n' Sour, as Sour", não durou muito. Ganhou sua primeira guitarra elétrica aos 13 anos, e aos 16 já cantava profissionalmente ao lado do amigo (e depois namorado), cantor de soul, Tyler James.

Com uma bela e potente voz, que mais lembra as cantoras de música gospel americana de outros tempos, Winehouse conseguiu mesclar, com muita originalidade o jazz, o soul, o blues e o R&B em um som inovador. Segundo a cantora, a intenção neste disco foi simplificar o som, e não louvar tanto o jazz como no primeiro CD (Frank).

Back to Black, recebeu seis indicações para o Grammy 2008, incluindo as quatro principais categorias (Revelação do ano, Álbum do ano, Gravação do ano e Música do ano), e ganhou cinco. O disco também foi o mais vendido de 2007, com mais de nove milhões de cópias no mundo inteiro.

Todo esse talento é proporcional ao tamanho dos escândalos em que a cantora se envolve. Amy já foi presa várias vezes por envolvimento com entorpecentes. Em 2007, segundo o tablóide inglês "The Sun", Winehouse foi internada com overdose depois de ficar três dias sem dormir tomando drogas. Um amigo da cantora, teria dito ao jornal que Winehouse parece ter instinto auto-destrutivo: "Ela estava ingerindo cocaína, ecstasy, Special K. (remédio de cavalo), vodca e Jack Daniel's. A própria Amy disse que estará morta em um ano".

No último fim de semana, a cantora fez uma apresentação desastrosa no Rock in Rio Lisboa. Amy estava completamente sem voz e visivelmente debilitada fisicamente. Além disso, a imprensa vinha divulgando rumores, de que a cantora teria ameaçado despedir sua banda de apoio após a apresentação. A cantora, divulgou comunicado desmentindo os rumores, e explicando o motivo da sua rouquidão: "Fiquei muito triste com o fato de insinuarem que eu seria capaz de agir assim com a minha banda. A minha banda é a minha família e eu não 'gritei' com os meus trompetistas, nem nunca fiquei 'farta de os ver'. Estava com a garganta inflamada durante toda a semana e deram-me a oportunidade de cancelar o show. Mas quis mostrar aos meus fãs que estava de volta ao trabalho", explicou a cantora.

Apesar de tudo, vale muito a pena ouvir Back to Black. Mas, para os que são fãs, espero que sejam só de sua música, e não de suas atitudes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Felipe,Legal vc variar os temas e principalmente abordar de uma certa maneira o uso de drogas e a influência muitas vezes negativas quo os usuários exercem em seus fãs,como acontece com a cantora e hj ícone da música pop,amy winehouse...

Bem,mas ela nao é a primeira e infelizmente nao será a última,como artista e cantora,Pra mim ela é uma das melhores q apareceu no cenário musical nos últimos anos,com uma voz inigualavel acompanhada de uma excelente banda,mas infelizmente a "pobre e famosa garota rica" pelo oq vejo não terá uma vida longa,nos deixando mais uma vez órfaos da boa música,assim como nos deixaram a janis joplin,jimi hendrix,kurt cobain e etc...pelo o mesmo motivo,DROGAS!

bem como diz o mais famoso sucesso da amy,a música REHAB,acho q ela tem q rever essa letra e procurar uma reabilitação já!

Amy winehouse "rehab" já,para o bem da música mundial!

Felipe,continue assim,q t´a bacana!

abraços

Simone2106 disse...

...para maiores informações, é só acessar diariamente o globo.com. La ela aparece com a perna esquelética, fazendo faxina com o sutiã arrebentado preso a um alfinete, e várias outras coisas... Não sei se é boa ou ruim tanta exposição, só sei que cantando bem ou não, Deus tem q ter mta misericóridia dessa criatura.

Irmão, não agüentei...