quarta-feira, 11 de junho de 2008

Donna Lolla, a nova sensação do rock brazuca!

Talento, sorte e muito trabalho. Estes são alguns ingredientes, que levaram a Donna Lolla a se tornar, uma das bandas mais promissoras da nova geração do Pop Rock nacional. A banda é da cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e já vai para o seu décimo ano na estrada. No início da caminhada, sem dinheiro para comprar seus instrumentos, os rapazes deixaram a vaidade de lado e cataram latinhas e garrafas descartáveis para vender. A partir do mesmo ano, começaram a fazer shows, e em 2006, gravaram seu primeiro CD que levou o nome da banda.

O nome, Donna Lolla, é uma homenagem à avó dos primos e integrantes da banda, Ton Vieira o vocalista, e Rafael Vieira o guitarrista. Além deles, a banda conta com Diego Avignon no baixo e Guilherme Ciríaco na bateria. Em 2007, a banda laçou o seu primeiro single, uma releitura do clássico “Quase um segundo” dos Paralamas do Sucesso. A música, liderou por semanas o ranking de diversas rádios, em todos os estados do país. Ainda no mesmo ano, a banda carioca lançou o seu segundo CD, Lugar Qualquer. Em seguida emplacou uma de suas faixas, “Essa é pra você (Onde você for)”, na trilha sonora da novela “Amor e Intrigas” da Rede Record. Os diretores da emissora gostaram tanto do trabalho da banda, que encomendaram outra música, mas desta vez para a novela “Mutantes – Caminhos do Coração”. A música, “Quem sabe um dia a gente se vê”, é tema do personagem Fredo, interpretado pelo ator Petrônio Gontijo.

O sucesso da Donna Lolla, tomou grandes proporções e ultrapassou fronteiras. A banda, foi convidada para tocar no Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, no Canadá. Além disso, terão suas músicas como trilha sonora do festival. O nível de comprometimento se tornou tão grande, que os rapazes criaram o primeiro selo independente de São Gonçalo, e entraram de vez para o mercado fonográfico. Hoje, o selo Donna Lolla, trabalha para ajudar os músicos da cidade a conseguir seu lugar ao sol.

Eu conversei com o vocalista, Ton Vieira, sobre o trabalho da Donna Lolla. O resultado foi uma entrevista muito legal.
.
Entrevista:

Gols e Letras: Muitas bandas que estão começando, acreditam ser impossível conseguir o feito de vocês sem “jabá” ou uma “peixada”. Como foi o caminho da Donna Lolla, até conseguir pela segunda vez ter sua música na novela?

Ton: Sem "jabá" ou "peixada"!! [Risos.] Foi um caminho, de muita ralação e de saber aproveitar bem as oportunidades. Tudo acontece por um motivo, e você estar no lugar certo, na hora certa, também faz parte do bom desempenho do trabalho. Costumo dizer: quanto mais eu trabalho, mais sorte eu tenho! [Risos.] É por ai!

Gols e Letras: Vocês começaram do zero, e chegaram catar latinhas pra comprar seus instrumentos. Como é, depois de todas as dificuldades que enfrentaram, ter a sua música tocando no horário nobre, da segunda maior emissora do país?

Ton: Cara... Não existe outro termo melhor para definir isso melhor do que: “foda”! Nós, saímos de uma cidade, que apesar da proximidade com a capital carioca, é marginalizada! Infelizmente, ninguém da banda veio de família abastada, (Quero deixar claro que não estou chorando a vida. [Risos.]). Se a gente tem um sonho, um objetivo, nossa responsabilidade com ele, é que faz a diferença para alcançá-lo. Fomos à luta, e estamos colhendo o resultado da nossa batalha diária, matamos um leão por dia. Hoje posso dizer que não me arrependo de nada do que fizemos.

Gols e Letras: Mudou alguma coisa na vida de vocês, depois de ter as músicas nas novelas?

Ton: Muitas mudanças! E algumas são mais sensíveis. Temos o dobro de trabalho, a exposição é bem maior, as pessoas começam a te reconhecer na rua... A responsabilidade por ter alcançado um ponto tão alto, aumenta muito, e faz a gente ficar mais exigente quanto ao que será feito em termos musicais daqui para frente.

Gols e Letras: O mercado fonográfico dos dias de hoje, é bem diferente do que existia na década de 80 até meados de 90. As bandas tocavam em bares e boates a espera de um grande empresário ou gravadora para levá-los ao estrelato. No atual cenário, o que uma banda precisa para alcançar o sucesso?

Ton: Assim... O sucesso é bem subjetivo, cada um pode interpretar de maneiras diferentes, vai depender de onde quer chegar. Mas, em um contexto de reconhecimento nacional, no meio fonográfico, é esquecer que um dia os anos 80 existiram. Aquela utopia da grande gravadora, ou do grande empresário, que se apaixona e investe em você, acabou! É preciso voltar os olhos para o lado empreendedor da coisa, ser artista e administrador da sua carreira. Hoje não dá mais pra esperar pela sorte. Este seria um bom caminho!

Gols e Letras: A Donna Lolla vive a expectativa de poder tocar no exterior. Conta um pouco do que vai ser esse show?

Ton: Vai ser o ápice! Pelo menos por enquanto. Receber um convite para tocar no exterior, foi demais! É o reconhecimento do nosso trabalho. Não sabemos a amplitude que ele tomou dentro do nosso país, e saber que tem gente te ouvindo fora do Brasil, realmente é uma loucura!

Gols e Letras: Como surgiu esta oportunidade?

Ton: A produtora do Brasilan Film Festival of Toronto, entrou em contato conosco, e pediu autorização para que nossas músicas fossem tema de algumas vinhetas do festival. E claro, nós autorizamos! Então, durante uma reunião para agilizar esse processo, ela fez o convite. Nós estamos fazendo de tudo para atendê-lo. [Risos.]

Gols e Letras: A Donna Lolla agora está também, “do outro lado do balcão” no mercado fonográfico. Como surgiu está idéia de montar um selo?

Ton: Surgiu das necessidades, e das dificuldades que nós tivemos no início. Duas foram as principais: produzir nosso material, e fazer com que esse, fosse ouvido por empresários e gravadoras. Hoje, o mercado fonográfico vive uma forte recessão. Então, é quase impossível, um artista que não tenha verba para autopromoção, ser visto ou ouvido pelos formadores de opinião musical no país. Tentamos suprir as dificuldades dos artistas da nossa cidade, para dar condições a eles de competir no mercado nacional.

Gols e Letras: Como as bandas iniciantes podem fazer parte do selo Donna Lolla?

Ton: Primeiro, é preciso mandar o material para ouvirmos, e depois, caso exista possibilidade de trabalho, entramos em contato com o artista. Quero deixar claro, que trabalhamos com todos os segmentos musicais. Não é porque somos uma banda de Pop Rock que nos restringimos ao mesmo.

Bate Bola:

Gols e Letras: Quais são suas influências musicais?

Ton: Pearl Jam, Foo Fighters, U2, Jimmy Hendrix, The Doors... Putz! São muitas.

Gols e Letras: Quem é o seu ídolo na música brasileira e internacional?

Ton: Pode ser dois de cada?

Gols e Letras: Claro!

Ton: [Sem pensar muito.] Cazuza e Raul Seixas na música nacional. Jim Morrison e Eddie Vedder na música internacional.

Gols e Letras: Quais são os próximos passos da banda?

Ton: Tocar muito! Fazer com que as pessoas que ainda não conhecem a banda, venham a conhecer. Fazer muita música, sempre!
___________________________________________________________
.
Galera, o pessoal do Donna Lolla presenteou nosso blog com seu último CD (Lugar Qualquer), autografado por todos os componentes. Achei melhor sortear entre vocês, até porque, eu já tenho este CD. Então caros amigos, quem postar primeiro qual o último nome da Dona Lola, avó do Ton e do Rafael Vieira, leva esse CD autografado.

hahuahuahua...Brincadeira rapaziada! Vai ser assim: todos que estiverem a fim de ganhar este CD, postem seus recados, e deixem seus e-mail para contato. Vou sortear entre todos os que postarem até a próxima segunda-feira, neste tópico, e na terça divulgo o ganhador.

Abraços!
_____________________________________________________
Shows:
Dia 18/06 no Saloon 79 - Botafogo
Dia 22/06 no Capones - São Gonçalo

19 comentários:

Unknown disse...

Opa, esse cd já é meu ! hehehe
Maneira a entrevista =]

rodrigoul@gmail.com

TON Donna Lolla disse...

O cd eu não quero não!!! Vim parabenizar pela postagem!!! Muito boa!!! Texto bom!!! Ficou irada!!!

Abços!!! Sucesso Sempre!!!

Anônimo disse...

Muito legal a matéria! Curti bastante a entrevista! Sucesso Donna Lolla.

Quanto ao CD já tenho o meu rsrsrs

Abraços

Anônimo disse...

Muito irado as postagens, pode crer que o Donna Lolla vai chegar longe, as musicas desses caras saum fodas demais!
Abraços aew galera!

Anônimo disse...

Ah ja ia esqcendo!

Eu tambem tenho o cd hehehe!

HUGO COLOMBO disse...

Estamos todos torcendo pra isso!!!E o Cd eu tb já tenho!

Anônimo disse...

ÓLÁ MENINOSSS BEM SE EU FOR FALAR DONNNA LOLLA ESSE ESPAÇO NÃO IA CABER (risso)O QUE EU TENHO PARA DIZER DEV VCS QUWE TENHA MUITO SUCESSO PRA VCS QUE VCS CONTINUEN ASSIM E QUE VCS MERECEM ISSO EMUITO MAISSSS
MIL
BJSSSSS,
DA
AMIGA
TATY

Wanessa Andrade disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Wanessa Andrade disse...

Muito talentoso esse meu amigo né? Adorei o texto, tudo de bom Fê. Parabéns e muito sucesso, você merece!
Ahhh! Eu quero o cdddddd... :o)
Meu e-mail: wanessa83@gmail.com

Beijão

Anônimo disse...

POw, claro que quero o cd, mas vim prestigiar o GRANDE amigo Filipe e de quebra pude conhecer essa nova promessa da música pop brasileira. Abraços Filipe, sorte e estarei agora acompanhando seu blog regularmente.

blog do ticotico disse...

donna lolla é fodao!

by dxt

Simone2106 disse...

3 motivos para eu ganhar o CD:

1- Eu sou sua irmã
2- Eu sou linda
3- Eu faço aniversário esse mês

Anônimo disse...

Muito boa a entrevista, Felipe!Linguagem descontraída e com muita qualidade!
Você e a Donna Lolla merecem todo o sucesso do mundo, já eu mereço o CD!rs..rs..
gustavocalmeida@hotmail.com

Anônimo disse...

São Gonça, berço da cultura urbana. Fazer brotar uma flor do asfalto é mais que arte!

Abraço

Nanda Belém disse...

Nossa F�...

Seu texto t� excelente menino!!!! t� orgulhosa de vc!!!!!

quero o cD!!!!

beijosssssssss

Unknown disse...

Mais um belo texto e a comprovação de que trabalho feito com competencia e amor é a receita mais eficaz para o sucesso!!!

Parabens Donna Lolla e muito obrigado pela força q está dando com seu nome ao nosso municipio e seus artistas

e Parabens ao Felipe por um texto sensacional!!!

Eu tenho o Cd tbm e ouço e guardo sempre com muito carinho.

grande abraço

Anônimo disse...

Banda Fraca que só ta chegando a algum lugar pq a prima do guitarrista é a claudia leite. Mas até assim requer competência para chegara algum lugar e se estão conseguinto é pq alguma competência tem.

Anônimo disse...

Primeiro dizer que Donna Lolla é de mais. E um aviso ao que se intitulou anônimo: os meninos não tem nenhum parentesco com a cantora Claudia Leite, posso afirmar isso porque sou a mãe do Ton e a tia do Rafael, quanto a dizer que eles não tem talento, isso fica por conta do despeito de quem diz.
Eloiza vieira (mamãe do Ton)

CIEP240 disse...

Nunca tinha ouvido falar na banda.
Nunca ouvi no rádio.
Nunca assisto a Record.
Estava procurando no palco MP3 bandas de São Gonçalo, para fazer um trabalho com um projeto de uma rádio (não comercial)em uma escola pública. Ouvi o som deles e digo - É algo diferenciado das demais bandas", tem muito dos anos 80 na banda mas com uma cara diferente (personalidade eles tem e qualidade também). Cheguei a este post por iniciativa própria, pesquisando sobre a banda. Parabéns e Sucesso.