terça-feira, 24 de junho de 2008

Novos e bons tempos da Fórmula 1

A temporada 2008 é a mais disputada dos últimos anos, e reacende a torcida brasileira
.
Após oito grandes prêmios, nem mesmo os especialistas se arriscam em apontar um favorito. Está temporada é apontada pelos especialistas como a mais disputada do século XXI. O super campeão Michael Schumacher, pilotando a Ferrari, conquistou cinco títulos consecutivos, feito inédito, de 2000 a 2004. Em 2005 e 2006, o espanhol Fernando Alonso dominou pilotando seu renault, e em 2007 o finlandês Kimi Raikkonen levou o caneco.

Com as novas regras implantadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), os carros perderam um pouco da sua autonomia e passaram a exigir mais dos pilotos. A principal mudança foi a extinção do sistema de controle de tração. O sistema evitava que as rodas traseiras patinassem quando o piloto forçava demais em uma entrada de curva, por exemplo. De acordo com a FIA, o intuito da mudança era dar mais ênfase a habilidade do piloto e permitir mais ultrapassagens nas corridas, uma das maiores reclamações nas últimas temporadas. Outras ajudas eletrônicas também foram extintas, como o controle de largada e a suspensão ativa.

O resultado das mudanças vem sendo positivo, e a disputa pela liderança do campeonato está emocionante. Quatro pilotos já se revezaram na ponta da tabela de classificação: Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Robert Kubica e Felipe Massa, atual líder e com apenas 20 pontos de diferença para o quinto colocado, Nick Heidfeld. Fazia um bom tempo que não havia tantos pilotos com chances reais de conquistar o título.

O piloto brasileiro assumiu a liderança no GP da França, realizado no último domingo. Com a vitória em Magny-Cours, Massa chegou a 48 pontos e quebrou um jejum que durava 15 anos. Desde 1993 um brasileiro não liderava a principal categoria do automobilismo. O último foi Ayrton Senna, que na ocasião vencia pela sexta e última vez o GP de Mônaco, no dia 23 de maio daquele ano.

Felipe tem mais dez corridas para tentar manter a liderança e quebrar outro jejum, o de títulos, que não acontecem desde 1991, quando Ayrton Senna levou o tricampeonato. E parece estar no caminho certo. No primeiro dia de treinos para o GP de Silverstone, que acontece no dia 06/07, às 9h (de Brasília), o piloto fez o melhor tempo, 1min20s188, seguido por Heikki Kovalainen, da McLaren, com tempo de 1min20s477 e Robert Kubica, da BMW-Sauber, com 1min20s995.

Nelsinho Piquet ficou em sétimo, Rubens Barrichello não registrou tempo. Nelsinho ocupa a 17º posição na classificação, e Barrichello a 15º. Com os bons resultados de Massa, os torcedores brasileiros começam a reencontrar a motivação para acordar aos domingo bem cedo e grudar na televisão. Vale a nossa torcida!

Nenhum comentário: