Depois de três atuações seguidas muito abaixo de um nível aceitável (Brasil 0 x 2 Venezuela, Paraguai 2 x 0 Brasil, Brasil 0 x 0 Argentina), a seleção brasileira está em crise. E muito se especula sobre qual o motivo, da seleção canarinho apresentar um futebol tão apático e sem a menor identificação com nosso passado.
Ontem no Mineirão, pela sexta rodada da fase eliminatória da Copa do Mundo, o Brasil mais uma vez decepcionou a torcida. Em partida contra uma Argentina que também não vinha muito bem das pernas, a seleção só empatou em 0 a 0. Mas para os nossos Hermanos o empate teve um gostinho bem melhor. Na rodada anterior, os argentinos arrancaram um empate no último minuto contra o Equador jogando em casa. O empate contra o Brasil garantiu a segunda colocação na tabela e tranquilidade para seugir o trabalho.
Na seleção brasileira o clima não é dos melhores, principalmente, para o técnico Dunga que foi xingado e vaiado pela torcida mineira. Apesar de um empate com a Argentina não ser nada ruim, o que mais chamou a atenção da crítica foi a apatia do time brasileiro em campo. E pior, os jogadores não conseguiram reconhecer a péssima atuação, nem aceitar as vaias da torcida.
Após o jogo, o lateral Gilberto declarou estar chateado com a torcida por ela ter aplaudido o argentino Messi, e vaiado os brasileiros. O craque argentino foi o melhor jogador em campo, e ao ser substituído por Palácio foi aplaudido pelo público. O lateral disse, ainda indignado pelas vais recebidas, que havia deixado sua família em casa para estar com a seleção.
O Gilberto foi muito infeliz na sua declaração, talvez por estar de cabeça quente desabafou sem pensar. Mas, todos que estavam no Mineirão pagaram muito caro pelos ingressos e também deixaram suas famílias em casa, e pretendiam assistir a um espetáculo que não aconteceu.
.
Mas o que faltou?
Meus caros amiguinhos, na verdade não faltaram jogadores de qualidade, nem mesmo disposição por parte desses, faltou organização. Os números mostram que o trabalho do Dunga na seleção é positivo. Mas não podemos nos apegar a números ao ver a nossa seleção, que sempre teve como característica a criatividade e a plasticidade, jogar esse futebol pesado e sem identidade.
Acho muito bonito o Dunga ter gratidão aos jogadores que com ele conquistaram a Copa América, mas não dá pra morrer abraçado com todos e levar a seleção junto. Há jogadores, que não tem condições de estar na seleção há tempos. Temos dois laterais fracos ofensivamente. O Maicon, não consegue acertar os cruzamentos até mesmo nos dias de treino, quando não há marcação. O Dunga não vê isso? Porque insistir? A seleção não fez uma jogada de linha de fundo, isso é falta de treinamento, também!
Não tínhamos uma jogada ensaiada, e dependíamos da individualidade de um Robinho apático, e um Adriano esforçado, mas que quando precisa voltar no seu campo de defesa, não rende. Faltou organização tática, que se pode conseguir com algumas conversas, pois os jogadores já se conheciam. Faltou treinamento adequado, enfim, faltou treinador! Mas, pelo seu retrospecto, Dunga merece uma sobrevida na seleção. Só espero que ele aproveite bem. Quem venha Pequim!
Não reconheço essa seleção, que só aparece no meu país por obrigação. Seleção de jogadores que na próxima semana voltam para seus clubes, e esquecem tudo o que não fizeram por nós. E quando voltarem na próxima convocação, estarão com os mesmos sorrisos sem compromisso, e sem a seriedade necessária para representar o país do futebol.
3 comentários:
mt boa a materia
by dxt
Eu acho que o problema do dunga ja é de capacidade, esse time dele é uma bagunça so, cade a renovaçao que ele veio fazer ? quando que essa seleçao vai ter cara de time?
ta ficando ruim pro lado dele hein...
Texto perfeito! Assino embaixo tudo o que você falou... seleção brasileira está uma bosta! Mas não consigo ver solução... muda técnico, muda jogadores?! Acho q tinah que mudar a CBF... viu o Zico falando?! Técnico da seleção? só quando todos os caras da CBF sairem de lá! Dificil saber uam solução para o futebol brasileiro...
:(
Postar um comentário